A sua marca está pronta para mudar?

A competição do mercado nunca foi tão acirrada quanto nos dias atuais. Felizes foram os anos em que consumidores confundiam o “Bombril” com a “esponja de aço” ou a “Gillette” com a “lâmina de barbear”. Essas marcas conseguiram se colocar de forma tão precisa em seu mercado que durante anos (e até décadas) mantiveram o domínio absoluto de seu público consumidor, ao ponto de transformar suas marcas em sinônimos dos produtos daquele segmento.

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A empresa investiu pesado em campanhas que ajudaram a fixar a marca

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Uma das campanhas da Gillette, que trabalhou a imagem da marca com força total

Com o ritmo acelerado da produção e divulgação das informações a vida de empreendedores, publicitários e profissionais do marketing deu um giro de 360 graus. Todos os dias esses profissionais precisam reiventar maneiras criativas e ao mesmo tempo simples de tornar sempre desejados os seus produtos. Isso porque o tempo de “novidade” dos produtos e/ou serviços, atualmente, é muito inferior ao de algumas décadas atrás, o que aumenta a pressão sobre empresas de todo o mundo na luta pela sobrevivência.

Hoje não dá para sonhar em transformar a sua marca em sinônimo de produto no seu segmento, isso porque o consumidor quer mais do que um produto. A marca precisa ser sinônimo de valores que são visados pelos consumidores, que vão além das necessidades gerais deles.

Fato é que uma boa marca precisa ser um organismo vivo e interativo. Não há mais espaço para as logos quadradas e congeladas, que não se sensibilizam com as grandes causas sociais, que não tem atitude, que não inspiram seu público de alguma maneira além da simples compra.

A boa notícia é que a mudança é muito mais fácil hoje do que no passado, isso porque o próprio público espera que a marca mude, que ela cresça, que ela evolua. Porque é justamente essa mudança que mostra grandeza, que mostra conexão com o mundo. A má notícia é que assim como um viral depende do fator “espontaneidade” para se multiplicar de forma avassaladora e surpreendente pela web, não há uma receita pronta que descreva o passo-a-passo para o sucesso.

Daí a importância da marca ser provida de vida própria, interagir com o público e está aberta às fusões, às tendências e àquela margem de rejeição que toda novidade sempre terá. E, então? Como está a sua marca? Que sinônimos ela reflete? Que sinônimos ela precisa inspirar para alcançar maior status no mercado?

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