Decidir anunciar com mídia externa é uma decisão fácil e simples, uma vez que os seus objetivos estão perfeitamente encaixados com as possibilidades que essas mídias atendem. O problema é que muitos empreendedores não se atentam para “a forma” como fazem essa comunicação, aliás, esse investimento.
Na verdade, toda e qualquer aplicação e exposição de sua marca merecem atenção especial afinal estamos falando diretamente da venda do seu produto ou serviço. Por isso, o Blog Urbana separou aqui algumas dicas importantes que precisam ser observadas na hora de pensar o layout do seu anúncio.
1. Pense no tempo de visualização
Essas peças tem visualização muito curta, porque geralmente são vistas por pessoas que estão nos automóveis e em movimento, por isso a comunicação deve ter um efeito instantâneo:
– a arte deve conter o mínimo de elementos, considerando o texto, imagens e logo. Nada de querer incluir muita coisa: o endereço, telefone, site, logo de várias empresas, muitas fotos porque o ser humano não vai absorver tanta informação em pouco tempo;
– os textos devem ser curto pois garantem a leitura completa;
– prefira escolher uma imagem grande e impactante do que várias imagens menores;
– melhor não utilizar criações no sense (que é para um público específico e não público de massa) ou demasiado criativas (onde se é necessário um tempo maior para se compreender). Na dúvida, escolhe sempre o layout mais claro e simples.
2. Cuidado com a fonte
– Utilizar poucas fontes, aliás o ideal é apenas uma fonte e a sua família para os destaques (Ex. Arial Normal, Bold, Itálico);
– Jamais escreva um texto completo em caixa alta, pois esse recurso dificulta a leitura;
– Não utilize fontes muito light, condensadas, muito bold, kerning ou rebuscadas (sombras, enfeites ou fontes fantasia). Saiba que todas elas são difíceis de ler. O melhor é optar por uma fonte de corpo médio e básica.
3. Atenção para o plano de fundo
– Deve-se utilizar cores contrastantes entre texto e fundo;
– Evite efeitos ou texturas em fundos, pois estes distraem os olhos e evitam que a mensagem seja passada rapidamente. Lembre que fundos de cores lisas e vibrantes obtêm maior visibilidade.
4. Posição do logo
– Não utilize fotos e logotipos pequenos, lembre que esses elementos muito pequenos não serão identificados à distância;
– Por outro lado cuidado com a aplicação das logos em tamanho exagerado. A menos que seja uma campanha para apresentar novo logo ou de fixação de marca;
– A marca da empresa ou produto geralmente é utilizada no canto inferior direito, pois essa é a parte mais marcante da mídia.
Ao mais, o melhor é sondar com o bom senso a campanha antes de lançar nas ruas. Lembre que hoje nada passa despercebido pelo público. Erros de português, por exemplo, são rapidamente reproduzidos e multiplicados nas redes sociais em forma de piadinhas causando prejuízos gigantescos às marcas.