Ao clicar na ferramenta, o usuário será direcionado para a Central de Ajuda do Facebook com o título “Dicas para detectar notícias falsas”. A página contém uma lista de dez passos para checar uma informação, entre eles como verificar a URL, investigar uma fonte e identificar se o texto não se trata de uma piada.
De acordo com o Facebook, o objetivo da novidade é acabar com rumores por motivação financeira, que tentem incentivar a economia de alguma forma, e ajudar os usuários a tomarem decisões conscientes quando se depararem com boatos em seu feed de notícias.
Além das dicas, a ferramenta, segundo o Facebook, também indica na página um tutorial de como denunciar uma informação falsa. De acordo com a rede social, após um post ser reportado como boato, uma equipe jornalística terceirizada fará o trabalho de verificação dos dados e, caso fique comprovado, uma etiqueta marcará a publicação no feed.
A sinalização nos links que contenham histórias falsas no Facebook já havia sido anunciada no final de 2016 para os Estados Unidos e Alemanha. Além disso, em janeiro de 2017 a plataforma revelou mudanças para reduzir a relevância de links apelativos.
Fonte: TechTudo