Se você não está preocupado em aumentar suas vendas a curto prazo, mas sim, em inserir sua marca na mente das pessoas, a publicidade externa é o caminho ideal para você. Isso porque ela fica lá na rua ou em qualquer outro espaço externo e parece que as pessoas não estão vendo exatamente. Sabe aquela expressão “olha, mas não vê”. É isso, porém, a imagem e a mensagem ficam no inconsciente das pessoas e, quando elas precisarem daquele serviço ou produto ou quando enxergar aquela marca ao lado de outras, é aquela da publicidade externa que elas irão escolher.
A publicidade externa deve ser feita para gravar a marca na mente das pessoas. Por isso, a imagem e a repetição dela em locais públicos são os fatores mais importantes. Imagine que uma pessoa sai de casa para ir ao trabalho, quantas vezes ela iria ver a sua marca neste trajeto que ela faz todos os dias? Assim, tente escolher diferentes tipos de mídias externas, para impactar o maior número de pessoas e o maior número de vezes possíveis.
Alguns tipos de mídias externas
Outdoor
Normalmente, um outdoor tem o tamanho de 9m (base) x 3m (altura). Depende de uma estrutura que pode ser de metal ou de madeira. Existem, basicamente, dois tipos de materiais para se produzir um outdoor, o papel ou a lona, vejamos as diferenças e cabe a você analisar as vantagens e desvantagens:
PAPEL | LONA |
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Menor durabilidade, principalmente se exposto em locais com grande incidência de chuva. | Maior durabilidade. |
Custo baixo. | Custo alto. |
Instalação: colagem do papel numa placa, assim, depende que a estrutura já tenha essa placa de fundo, se for apenas a armação externa, o uso do papel não é possível. | Instalação: depende apenas da estrutura externa, a lona é produzida com ilhós e é passada uma corda para amarrar na estrutura. |
Qualidade: converse com a gráfica sobre a qualidade da impressão, a gramatura do papel e o tipo de cola. É comum que depois de uns dias o papel comece a descolar se a cola não for boa. Também é comum as cores ficarem com pouco contrastes e com as cores claras demais, não ocasionando o impacto visual que você esperava. Acerte tudo com a gráfica. | Qualidade: a impressão na lona costuma ser muito melhor que do papel. Principalmente, no contraste das cores. |
Acabamento: A colagem tem que ser perfeita, sem dobras, bolhas ou sobreposições. Isso porque a impressão é feita em papéis de um tamanho menor e na instalação são coladas como se fosse um quebra-cabeça, assim, as peças não se encaixarem perfeitamente. | Acabamento: Cuidado no momento de instalar para que todos os lados estejam com a mesma distância entre a lona e a estrutura ou que a lona cubra a estrutura, isso depende da empresa que instalar. |
Enfim, a escolha depende do quanto você tem para investir na produção desta mídia. Se optar por uma mais barata, é preciso ter alguns cuidados maiores e acompanhar todo o processo. Em qualquer um dos casos, o resultado será de impacto, isso é certo.
Além da produção, você também deve estar atento e informado quando à veiculação. Procure as empresas que são proprietárias daquelas estruturas e veja qual é o plano de mídia que elas oferecem. Normalmente, é num sistema chamado de bi-semana, ou seja, você paga por um período de veiculação de duas semanas e depois pode optar por renovar com a mesma arte ou trocar a arte do outdoor.
Busdoor
Essa mídia depende da região onde você quer veicular e como as empresas de ônibus exploram esse meio. Procure o departamento comercial ou de comunicação das empresas e solicite informações.
Se tiver a oportunidade de explorar essa mídia, faça. Existem pesquisas que comprovam que a mídia colada atrás dos ônibus ou nas laterais são uma das mais eficientes no sentido de oferecer uma lembrança da marca ao público.