O projeto “Criança e Consumo”, do Instituto Alana, notificou a empresa Bimbo do Brasil por promover campanhas publicitárias voltadas ao público infantil, envolvendo o uso de entretenimento e degustação de produtos da marca Ana Maria.
No evento, realizado no Parque Villa Lobos e nos Shoppings Frei Caneca e Villa Lobos, em São Paulo (SP), a personagem Ana Maria, que dá nome à marca, distribuiu kits às crianças, que também participaram de uma oficina para confeitar bolinhos e degustá-los.
O Instituto alegou que, ao longo da ação, os menores permaneceram expostos constantemente à marca, por meio de diversas referências a logotipos da empresa, degustação ou interação com a personagem.
“Essa prática é abusiva e ilegal porque deixa as crianças amplamente expostas à marca e estimula o consumo em excesso dos produtos divulgados”, ponderou Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana, que pediu o cancelamento das ações.
Em agosto de 2009, o Grupo Bimbo já havia assinado, junto com outras 23 empresas, um compromisso de não promover publicidade de alimentos ou bebidas para crianças abaixo de 12 anos.
portalimprensa.com