Um dos meios para se divulgar um produto, serviço ou marca que cresce em ritmo acelerado no Brasil é a chamada Mídia Exterior, também conhecida como Mídia Externa e Out of Home. Essa mídia corresponde à ação publicitária ao ar livre e todos os dias nos deparamos com esses tipos de anúncios bem criativos e por vezes, inusitados.
Confira algumas vantagens e desvantagens sobre a Mídia Exterior:
VANTAGENS:
– Custos: O investimento nesse tipo de mídia é praticamente nulo comparado a outros meios mais tradicionais, por exemplo, TV.
– Oportunidades: A mensagem pode ser colocada nos momentos e lugares oportunos e sua substituição é relativamente rápida.
– Maleabilidade: Pode ser utilizada em uma extensão nacional, em uma cidade ou apenas em um bairro.
– Impacto, ação rápida e constante: Impressiona pelo tamanho e pelas cores. Por ser uma mídia que passa a informação de maneira objetiva, as pessoas captam melhor a mensagem. Como as pessoas geralmente circulam diariamente pelas mesmas ruas, faz a ação ser constante.
– Massificação: Atinge todos os segmentos na mesma proporção. Mídia com penetração abrangente.
– Fixação: Em geral, as pessoas circulam pelos mesmos locais diariamente e veem as placas repetidamente. A mensagem concisa breve facilita a memorização.
DESVANTAGENS:
– Proibição: Em algumas cidades esse tipo de publicidade é proibido por lei.
– Poluição visual: Em alguns lugares a poluição visual chega a ser tanta que a mensagem pode passar despercebida pelas pessoas.
– Localização: Por ser uma mídia barata existe muita procura, consequentemente encontra-se a dificuldade de escolha de locais específicos, principalmente em locais de mais trafego de pessoas.
– Vulnerabilidade: Por tratar-se de mídias que ficam em vias públicas, esse meio está sujeito a sofrer atos de vandalismo.
– Mensagem: É uma mídia que não permite que as mensagens a transmitir sejam complexas e longas.
CONFIRA ALGUNS EXEMPLOS DE MÍDIA EXTERNA: